Problemas com driver da nVidia ~ Dicas Gentoo

terça-feira, maio 15, 2007

Problemas com driver da nVidia

Recentemente criei coragem para, finalmente, atualizar meu X para a versão modular. Operação arriscada, envolvia antes remover o meu X atualmente em uso.

Inicialmetne fiz um backup, criando um pacote binário com o comando quickpkg. Em seguida, "desemergi" meu X e mandei atualizar para o X novo. Após algumas horas de compilação, ele estava prontinho para ser usado.

Reiniciei o servidor e tive o desgosto: o X não subia, o módulo da nVidia não estava funcionando. Depois de muito fuçar no xorg.conf, nos módulos e no google, descobri o meu problema: minha placa de vídeo era muito antiga.

Minha velha TNT2 havia sido colocada de lado pela nVidia e as intruções para fazer ela funcionar não estavam mais vindo no driver mais atual. A solução? Muito simples! Precisava usar a versão do driver para dispositivos legados. No caso dos felizes usuários do gentoo, isso é feito de forma muito fácil:
emerge --unmerge nvidia-drivers && emerge nvidia-legacy-drivers

Reiniciei o X e tudo estava funcionando normalmente!

Nenhum comentário: